Brasil dispensa de visto nacionais de quatro países

Entrou em vigor em 17 de junho de 2019 o Decreto Federal 9.731 que dispensa de visto de visita os nacionais da Austrália, Canadá,  Estados Unidos e Japão que poderão transitar e permanecer no território da República Federativa do Brasil, sem intenção de estabelecer residência, para fins de turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional.

O prazo de permanência é de 90 dias prorrogável por igual período desde que não ultrapasse 180 dias a cada doze meses.

Existem vários tipos de visto no mundo: visto de turista, visto de visita, visto de trânsito, vistos temporários, vistos permanentes, visto de residência temporária, visto diplomático, visto oficial, visto de cortesia. O tipo de visto  dispensado pelo decreto é um visto de visita com características de visto de turista. Uma excelente ferramenta para saber se há exigência de visto para um cidadão de determinado país é o site americano Visa HQ .

Fontes:
Decreto 9.731 de 16 de março de 2019

Links relacionados:
Website Visa HQ

Goretti

Doutora pela Universidade de Rostock, Alemanha. Mestre (LL.M.) em Direito e Especialista em Direito Administrativo pela PUC São Paulo. Bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Lecionou em várias universidades em Sao Paulo e atua em projetos internacionais. Trabalhou como "external expert" em projeto da Organização Mundial do Turismo UNWTO (2010/2011) e Estudo da Comissão Européia voltado ao consumidor de produtos digitais (2012). Filiada ao IFTTA Internacional em 2007 e membro do Board do IFTTA Internacional desde 2009. Vice Presidente Executiva do IFTTA desde 2013.
Goretti

Link permanente para este artigo: https://ifttabrasil.org/?p=2118