5° IFTTA EU Workshop realizado em Rostock – Alemanha.

O 5° IFTTA EU Workshop foi realizado entre os dias 17 a 20 de abril de 2012 no Pentahotel Rostock, Alemanha, e contou com a participação de Bernd Fischer, Chairman do Departamento de Turismo do Estado de Mecklenburg-Vorpommern; do Prof. Dr. Wolfgang Schareck, reitor da Universidade de Rostock e o Prof. Dr. Harald Kock, da Universidade de Humboldt – Berlin. Após a cerimônia de abertura presidida pelo Dr. Michael Wukoschitz, Presidente do IFTTA Internacional  seguiram-se as apresentações dos palestrantes. Bernd Fischer  falou sobre os parques nacionais localizados no Estado da Pomerânia destacando as referências turísticas da região. O Prof. Dr. Wolfgang Schareck enfatizou o papel econômico e social que a universidade desempenha na Cidade de Rostock, lembrando que dos 200.000 habitantes 15.000 são estudantes universitários. “A marca registrada da universidade”, disse Wolfgang, “é traduzida em tradição e inovação em decorrência dos seus 600 anos de história.”

Após a abertura da 1a.sessão realizada pelo Prof. Dr. Klaus Tonner, um dos organizadores do evento, seguiu-se a apresentação do Prof. Dr. Harald Kock, que fez interessantes abordagens sobre: “A tutela coletiva de consumidores na Europa” enfatizando os recentes desenvolvimentos e as futuras perspectivas na Europa. Os presentes puderam debater temas como: “mediação” ou “solução alternativa de litigios” em direito de transporte – por Christof Berlin, advogado do Departamento de Conciliação de Transporte Público da Alemanha, órgão do governo federal, situado em Berlin. Nesse mesmo tema – mediação –  mas com uma perspectiva americana, o advogado Thomas F. Margiotti, de Philadelphia ressaltou a importância de “Centros de Dissolução de ligitios” como o IFTTA World Travel Dispute Center e o Grupo de Consulta da Comissão Européia (ADR).

A Dra. Antonia Paniza-Fullana, da Universidade das Ilhas Baleares de Palma de Maiorca, falou sobre o Turismo Eletrônico, traduzido nas novas tecnologias em pacote de viagem e outros contratos de turismo. Para finalizar a 2a.sessão, Petteri Lehtonen, da agência de consumo do governo da Finlândia, falou sobre a falência da empresa “Alma Tour” e após sua fala os organizadores do evento, Prof. Dr. Tonner e Dra. Uta Stenzel, guiaram os presentes para uma visita ao Tribunal local, “Oberlandesgericht” (Court of Appeals, Provicial High Court) onde o Prof. Dr. Tonner também ocupa assento.

Nas sessões seguintes, o Dr. Michael Wukoschitz apresentou um estudo sobre “conexões aéreas perdidas” sob uma perspectiva jurídica e Kathleen Fangerow e o Prof. Marc McDonald, respectivamente da Universidade de Rostock e de Dublin, exploraram os aspectos do caso Rodriguez. Uma emblemática causa judicial envolvendo a companhia aérea Air France e que discutiu-se danos materiais e danos morais de forma minuciosa.

Sobre os relatórios regionais dos países membros da Europa a respeito dos desenvolvimentos ocorridos no setor de Viagem e Turismo, seguiu-se a apresentação de Anna Koronkiewicz-Wiórek, da Universidade de Wroclaw, Polônia; Dra. Triin Uusen, assistente do Tribunal de Tartu, Estônia, e Dra. Sandra Echtermeyer, advogada em Berlin  – Alemanha.

Participantes de 15 países, incluindo a Alemanha, estiveram presentes no Workshop Europeu: Austria, Brasil, Estônia, Finlândia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Japão, México, Holanda, Polônia, Russia, Escócia, Espanha e Estados Unidos da América.

Além dos três dias de frutíferos debates e reflexões, os organizadores do evento proporcionaram a visita ao Tribunal de Apelação e um passeio de barco pelo Rio Warnow, concluindo o evento com um jantar de despedida “kurhaus restaurante” em Warnemuende, que tem uma bela vista do Mar Báltico.

Veja também: itens relacionados.

Goretti

Link permanente para este artigo: https://ifttabrasil.org/?p=1229