O que é o Turismo para o IFTTA Brasil

“Viajar é relaxante e enriquecedor – amplia horizontes e proporciona harmonia entre as pessoas de todas as partes do mundo. (..) O setor do turismo é uma indústria mundialmente próspera.” Enfatizou Ernst Hinsken em 2009, comissário de turismo do governo federal alemão. As Nações Unidas por sua agência, Organização Mundial do Turismo (UNWTO) destaca que a indústria do turismo pode realizar o alcance das metas do milênio (UN Millennium Development Goals) e reduzir a pobreza no mundo.

No Brasil, esforços têm sido feitos, por vários setores, para integrar uma compreensão harmoniosa do fenômeno “TURISMO”. O IFTTA Brasil, nasceu dessa sintonia. Pessoas preocupadas, interessadas e engajadas em fomentar o turismo como CAMPO DE CONHECIMENTO científico e epistemiológico.

Para o IFTTA Brasil, o TURISMO não é simplesmente um produto, nem um mercado, é uma dogmática, é uma ciência cujo objeto necessita do olhar científico para compreensão e amadurecimento desse fenômeno como práxis. Em outras palavras: como realidade social. A realidade por sua vez só pode ser alcançada nos detalhes específicos e não na abstração. Mesmo como dogmática há muitos obstáculos a serem superados. Talvez uma visão dialética tenha melhor condição de acolher a disciplina nos dias de hoje.

Nesse contexto a dicotomia VIAGEM e TURISMO é a tônica que hoje move especialistas nacionais e internacionais na busca dessa compreensão. Pois o direito de viajar é subjetivo e encontra respaldo nas diversas constituições e até em alguns códigos civis, de países europeus, enquanto turismo é um fenômeno econômico que recentemente vem ganhando espaço no estudo do direito.

O IFTTA Brasil oficialmente legitimado com a realização da 21ª.Conferência Anual do IFTTA Internacional em 2009 é fruto do cometimento de especialistas e advogados que empenham-se em desvendar e fomentar esse conhecimento científico no dia a dia da realidade brasileira.

Se desejar receber newsletter deste site ou para qualquer outra informação entre em contato AQUI.  Seu endereço de email (nome@dominio.com.br) não será divulgado a terceiros apenas a mensagem, dependendo do conteúdo, poderá ser considerada pública.

www.ifttabrasil.org