«

»

Apr
05
2011

Para viajar com tranquilidade

Fim de ano é tempo de festas e comemorações. Depois de um ano inteiro de trabalho, finalmente você terá direito à tão sonhada viagem de férias. Esse sentimento será satisfatório se tivermos a cautela de analisar, previamente, as empresas sérias e comprometidas com o cliente, capazes de fornecer um serviço com a segurança e a tranqüilidade almejadas. Assim, caro leitor, não opte por serviços turísticos somente pelo preço. Aqui estão algumas dicas úteis para se ter cautela no momento de contratá-los e evitar aborrecimentos que podem azedar suas férias.
Viagem de avião – O passageiro deve se precaver principalmente em relação a sua bagagem. É aconselhável transportar em bagagem de mão jóias, documentos negociáveis, notebook, máquina fotográfica, filmadora e telefone celular. Na hipótese de mau atendimento por parte da empresa, o passageiro poderá requerer a abertura de procedimento administrativo junto à ANAC para apuração da irregularidade e eventual aplicação de penalidade. O procedimento administrativo não prejudica nem impede ao passageiro pleitear indenizações por danos morais e materiais decorrentes de serviços inadequados. Identifique a sua bagagem por dentro e por fora. Guarde todos os comprovantes como passagem, talão de embarque e de despesas não previstas efetuadas pelo passageiro (alimentação, transporte, hospedagem e comunicação) ou outros documentos relacionados ao compromisso e à atividade a ser cumprida no destino contratado. Caso ocorra extravio ou avaria da bagagem, o passageiro deverá procurar a empresa aérea ainda na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Viagem de navio – Nos últimos anos, muitos brasileiros começaram a ter acesso a viagens marítimas realizadas na costa brasileira e para países limítrofes. Antes de viajar, solicite a planta da embarcação para a escolha da cabina ou camarote, levando em conta: localização, vista, espaço, qualidade da acomodação e facilidade de acesso a escadas e elevadores. Verifique se as escalas previstas serão realizadas em portos com infra-estrutura, ou se ocorrerão em transbordo (transferência), no mar, para embarcação de menor porte. Informe-se sobre a programação do navio, as atrações e os serviços disponíveis e não incluídos no valor da passagem. Procure informar-se sobre os trajes mais adequados e lembre-se de que áreas fechadas da embarcação são climatizadas.
Viagens de carro – Muitos brasileiros optam pela locação de veículos como meio de transporte adequado para viajar em férias. A escolha da empresa de locação de veículos deve ser feita a partir da observação de garantia dos veículos oferecidos ao contratante. Prefira empresas que tenham credibilidade no mercado. Documente e guarde todas as vantagens e atrações prometidas pela empresa. O contrato deve ser formalizado em separado daquele de viagem. Leia com atenção as cláusulas contratuais e guarde uma cópia. Verifique se a documentação do carro está correta e de acordo com os prazos de validade. Solicite o telefone de contato da empresa. Fique atento aos documentos, à manutenção e ao manuseio do carro.
Tudo isso observado e somado à vontade de usufruir a viagem contratada fará com que suas férias sejam especiais.

Boa viagem.

Fonte: Revista Viagens Gerais – Coluna Viajando Direito – Dra. Luciana Atheniense